Uma matrioshka, matriochka ou matrioska ou mamuska (em russo матрёшка ou матрешка, Matryoshka ou Матрьона) ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.
O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioscas reside, de facto, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética.
A versão feminina é designada, por exemplo, na Sérvia, como бабушка (babuchka), que significa "avozinha", enquanto a versão masculina é designada como дедушка (dyeduchka), "avozinho".
Conta-se que Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo, viu uma série de bonecos de madeira representando os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas actuais.
Uma outra história é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.
fonte, texto e imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Matrioshka
claudiacollucci.blog.uol.com.brHoje esse artesanato é reproduzido no mundo todo em vários tipos de materias e reproduçoes! Sempre seguindo a linha principal de ser uma bonequinha!
sweetblogchria.com |
claudiacollucci.blog.uol.com.br |
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspo... |
pt.artesanum.com |
marcelapepe.blogspot.com |
creativitabyandreza.wordpress.com |
lu3.com.br |
flickrhivemind.net http://www.sugoishoes.tanlup.com/ http://www.sugoishoes.tanlup.com/products/page:2 |
Bom espero que tenham gostado! Eu mesmo fiquei com uma vontade de fazer essas boniquinhas! Quem sabe posto aqui o resultado das minhas artes, eihn???
Bjs a todos,
Fabi
Nossssssa Fá!!!! Adorei esse post!! Eu não sabia a história da Matrioska e outra coisa... achei muito interessante a lenda do senhor que esculpiu uma... hahahaha... muito legal... parabéns!
ResponderExcluirOi, Fabi, td bem?
ResponderExcluirEssas bonequinhas são lindas e apaixonantes, já fiz um post tb sobre a estória delas...blog tb é cultura, né?
Brigada pelo seu carinho de sempre.
Boa semana.
Bjos,
Lú
Brigaduuuuu, Lú! Adorei te-la aqui tbm, no meu blog!!! Parceiras sempre!!! Bjs
ResponderExcluir