Pesquisar este blog

domingo, 5 de setembro de 2010

Albúm de Família!!!!

Muita gente me pergunta de onde eu tirei o nome da Loja Virtual (www.davojoana.com.br) e que gerou esse blog! Me perguntam " você teve uma vó chamada Joana?" E mediante a curiosidade resolvi contar essa história de família. O nome é da minha Bizavó que veio para o Brasil como imigrante no começo do século 20. Na bagagem além das lembranças e de uma vontade imensa de  uma vida nova , trouxe a minha Vó Maria e um dos meus tios avôs.  Depois engravidou aqui no Brasil e aumentou a família. Minha Vó Maria nasceu na Espanha, meu avô também...Minha  mãe conta, que passou a infância dela e a adolescência morando com a minha biza na casa dos meus avós na Móoca, em São Paulo. Sei de uma história ótima, minha mãe sempre conta que minha biza Joana não deixava ninguém sentar na cama dela. A cama tinha um colchão de algodão e ela todos os dias pela manhã afofava o colchão deixando pronto para ser usado no final do dia para ela dormir. O quarto sempre arrumado e limpo e uma moringa com a água perto da cama.
Eu adoro moringa, tenho fascinação por essa peça.... Acho o máximo!!!! Infelizmente ela faleceu logo que nasci e não a conheci. Mas a admiro por sua coragem. E revirando os filmes ( super 8 ) que meu pai tem nos arquivos da família, achamos essas imagens no aniversário de 1 ano da minha irmã Alessandra. Olha só que cara de " vozinha " ela tinha....


Minha bizavó Joana

Minha mãe me contou que quando meu Avô àlvaro estava filmando o aniversário com a sua super 8, minha biza disse " muita luz..." por causa da claridade, por isso que nessas imagens ela está fazendo biquinho e colocando a mão no rosto... que fofa....

Minha Vó Maria e seus irmãos

Até que quando eu estava fazendo meu enxoval para casar, uma das primeiras peças que comprei para a nossa casa foi uma moringa, de cerâmica, esmaltada por fora, muito fofa. Comprei na Feirinha da Liberdade (sp), 7 anos atrás.
Bom posso dizer que apesar dos anos... ela está ainda linda e em uso, com certeza!!!!!
Adoro ouvir histórias dos meus antepassados . Saber de tudo, costumes, educação, moda, decoração... e nessa curiosidade toda, decidi fazer uma homenagem a minha bizavó Joana. E está aqui! O Blog e a Loja Virtual!
Aproveitando por ter vasculhando o baú da família... achei o álbum de foto do casamento da minha mãe. Nossa, minha Nossa... como me acho parecida com ela. Não é a toa que quando a família da minha avó Maria encontra com a gente todo mundo fala " Mirim, é a sua cara..." eu não entendia muito... mas depois do álbum... já viu, né!( Mirim é o apelido de minha mãe, pois como é a casula da família era assim chamada quando pequena e assim ficou...)
Papai e mamãe, lindos
Papai e mamãe, hora das fotos...
Meus 4 avós queridos e amados: Vó Tuneta, Vô Álvaro, Vô Ico e Vó Maria ,saudades...
Mamãe com vestido de noiva
Essa sou eu, com roupa que mamãe fez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário