Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comemoração do Dia de Reis

Ai que delicia foi a comemoração do Dia de Reis aqui em casa!!!! Estou com a energia renovada!!! E para deixar aqui registrado, adivinha quem ganhou a medalha surpresa dentro do Bolo de Reis????? Euuuu, ahahaha! E não foi marmelada pq  todos na mesa viram que meu pedaço estava premiado! Então... o ano que vem tem Café de Reis em casa de novo, ehehehehe...







Até mais!
Bjssss
Fabi

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis

.... hj é dia de santo reis.... Tim Maia....
Que delicia !!! Adoro esse dia e não deixo de comemorar! Traz Alegria, vibração positiva e um super astral!
Esse ano estou fazendo um Café de Reis aqui em casa com algumas amigas!!! Preparativos a mil! Comida gostosa e o tradicional bolo de reis! É uma rosca doce com furtas e nozes, mas o segredo está no presente que vem dentro da rosca! Quem comer o pedaço premiado tem sorte e prosperidade durante o ano e ainda vai presentear no ano que vem com a rosca para outros amigos!!!
Bom para quem não sabe bem o que representa esse dia, fiz uma busca de informações na net!
Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, eis que Magos vieram do Oriente a Jerusalém” (Mateus 2, 1). Esses magos diziam ter visto a mesma estrela, diferente de todas as outras. A seguiram na esperança, talvez, de que viesse indicar o lugar em que nasceria o Salvador. “Magos” é expressão que vem de Heródoto, “o Pai da História” (420 a.C.), referindo todos os que se interessavam pelas coisas do céu. Com o passar do tempo, a tradição cristã os converteu em reis – “Os Reis Magos”, assim ficaram conhecidos. Eram três. O europeu Melquior, O africano Baltazar, O asiático Gaspar. A Belém chegaram em camelos “e prostrando-se diante do menino, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes” (Mateus 2, 11-12). O primeiro presente foi “ouro” – mais precioso dos metais. O segundo, “incenso” – resina que, ao ser queimada, desprende um aroma agradável. Vem da Índia, extraída de árvore (“Boswellia”) usada em sacrifícios religiosos. O terceiro, “mirra” – outra resina, extraída de árvore (“Commiphora”) nativa da África, própria para a fabricação de perfumes; e, também, embalsamamentos além da proteção que a resina ou planta trás.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.
Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Simpatias da romã para o dia de Reis – 06 de Janeiro:
1- No Dia 6 de Janeiro que é dia de Reis, pegue uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro. Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes devem ficar dentro da sua carteira para nunca faltar dinheiro. As outras 3 sementinhas você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás fazendo o pedido que desejar.

2 – No dia de Reis, coloque uma romã dentro de um saquinho confeccionado de pano vermelho e costurado com linha virgem vermelha e ofereça aos 3 Reis Magos: Baltasar, Gaspar e Melchior. Depois pendure esse saquinho atrás da porta e deixe lá o ano inteiro.
3 – No dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da sua carteira para ter dinheiro durante todo o Ano Novo.
4- Pegue uma romã , coma sete partes, guarde o restante das sementes na carteira para não faltar dinheiro.

FONTE: BUSCA DA INTERNET EM VÁRIOS BLOGS E PÁGINAS!
Beijos e até a próxima postagem!!!
Feliz 2013!!!
Fabi